Arquivos mensais: setembro 2017

Alergias respiratórias: como se proteger durante a primavera

Especialista do Hospital Dia do Pulmão ensina a aliviar efeitos do pólen e dos ácaros

REV ANO RADIANTE 1 13 DOENÇAS DA PRIMAVERA 01Nem só de flores é feita a primavera. Com o início da estação mais colorida do ano, no último dia 22, muitas pessoas começaram a se preparar para encarar sintomas como olhos, nariz e garganta irritados, espirros incessantes e muita tosse. Além de ser a época dos dias mais longos e ensolarados, a primavera traz consigo o pólen que circula pelo ar e resulta em um dos problemas mais comuns da temporada: as alergias respiratórias.

De acordo a pneumologista e alergista Caroline Bernardes, do Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, normalmente na primavera há floração de diversas árvores, o que pode piorar os sintomas de alergia em pessoas sensíveis ao pólen. “Em pessoas alérgicas, o pólen desencadeia um processo inflamatório em toda a mucosa respiratória, iniciando no nariz e evoluindo para os brônquios em alguns casos”, explica a especialista.

Segundo ela, os primeiros sintomas costumam ser coceira no nariz, coriza diária, obstrução nasal e espirros frequentes. Além disso, podem estar associados sintomas de conjuntivite alérgica como coceira no olho, lacrimejamento, vermelhidão e queimação ocular. “Se houver asma, a pessoa apresentará tosse, falta de ar e dificuldade de realizar atividades físicas. As crises dependem do controle da gravidade da alergia que a pessoa apresenta e como está realizando o tratamento preventivo”, comenta a médica.
Ambientes ventilados e acompanhamento médico
Caroline destaca que a chegada do calor e a maior concentração de ácaros de poeira no ar também ajudam a agravar o problema. Para evitar incômodos, ela recomenda deixar os ambientes bem arejados, evitar locais muito fechados, evitar o uso de tapetes, carpetes, cortinas (principalmente no quarto) e utilizar capas antialérgicas de colchão e travesseiro.

Já durante o tratamento, lavar o nariz com soro fisiológico é essencial para pacientes alérgicos. Mas atenção: a pneumologista não indica o uso de descongestionante nasal. “Ele não trata a doença, apenas provoca um alívio passageiro. Também pode causar o que chamamos de rebote — quando horas após o uso os sintomas de obstrução nasal voltam com muito mais intensidade”, esclarece.

Para aliviar os sintomas e prevenir as crises, a especialista indica duas medidas: “Realizar o tratamento de prevenção e o acompanhamento médico regular”, finaliza.
Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se, nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.

Divulgue suas canções em Rádios Web de OJR,M

As músicas de Aníbal Werneck fazem parte da programação musical das rádios web de O JORNAL DE RECREIO,Minas e também periodicamente fazem fundo nos programas das rádios. Curta Lua Nua nesta postagem. Se você é também cantor ou compositor, participe de nossa programação . Informe-se pelas páginas CONTATO dos sites oficiais das rádios. Radiante Recreio-3Rw , Recreio Minas-RMWr e Tempos Radiante-T2Rw

Projetos de Eficiência Energética beneficiam hospitais e instituições de ensino

Energisa investe aproximadamente R$ 900 mil em equipamentos mais eficientes

 Contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da área em que atua, a Energisa dá início neste mês de setembro às ações de eficiência energética em quatro cidades de Minas: Cataguases, Leopoldina, São João Nepomuceno e Ubá. A iniciativa também conscientiza para o uso racional da energia elétrica e o combate ao desperdício.

Continue reading