Todos os posts de tempo

Multas ou campanhas de educação?

Glavio Leal Paura*

Glavio Leal Paura, coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Positivo  Crédito: Divulgação
Glavio Leal Paura, coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Positivo
Crédito: Divulgação

Mais uma vez nos deparamos com um tema muito polêmico em torno da nossa legislação de trânsito: se vamos nos valer do artifício da multa em pedestres e ciclistas. Antes de entrarmos no mérito da questão vamos tentar recordar qual a função da multa no caso de ser lavrada uma infração.

A multa, teoricamente, veio para educar e, quando falamos de trânsito, é para educar o motorista infrator. Mas eu questiono: isso está surtindo efeito? Você leitor que já teve a infeliz “surpresa” de ser multado por exceder a velocidade simplesmente não excedeu mais a velocidade permitida ou passou a fazer daquele radar um, digamos, quebra-molas virtual?

Veja, não sou contra a multa, estou aqui argumentando que esse artifício por si só não adianta nada e vira um verdadeiro caça-níquel. Qual a solução, portanto? Um programa de educação no trânsito, muito bem elaborado, para que possamos realmente educar o condutor, claro que qualquer solução dada não agradará gregos e troianos, porém creio ser uma solução mais honesta.
Continue reading

Alergias respiratórias: como se proteger durante a primavera

Especialista do Hospital Dia do Pulmão ensina a aliviar efeitos do pólen e dos ácaros

REV ANO RADIANTE 1 13 DOENÇAS DA PRIMAVERA 01Nem só de flores é feita a primavera. Com o início da estação mais colorida do ano, no último dia 22, muitas pessoas começaram a se preparar para encarar sintomas como olhos, nariz e garganta irritados, espirros incessantes e muita tosse. Além de ser a época dos dias mais longos e ensolarados, a primavera traz consigo o pólen que circula pelo ar e resulta em um dos problemas mais comuns da temporada: as alergias respiratórias.

De acordo a pneumologista e alergista Caroline Bernardes, do Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, normalmente na primavera há floração de diversas árvores, o que pode piorar os sintomas de alergia em pessoas sensíveis ao pólen. “Em pessoas alérgicas, o pólen desencadeia um processo inflamatório em toda a mucosa respiratória, iniciando no nariz e evoluindo para os brônquios em alguns casos”, explica a especialista.

Segundo ela, os primeiros sintomas costumam ser coceira no nariz, coriza diária, obstrução nasal e espirros frequentes. Além disso, podem estar associados sintomas de conjuntivite alérgica como coceira no olho, lacrimejamento, vermelhidão e queimação ocular. “Se houver asma, a pessoa apresentará tosse, falta de ar e dificuldade de realizar atividades físicas. As crises dependem do controle da gravidade da alergia que a pessoa apresenta e como está realizando o tratamento preventivo”, comenta a médica.
Ambientes ventilados e acompanhamento médico
Caroline destaca que a chegada do calor e a maior concentração de ácaros de poeira no ar também ajudam a agravar o problema. Para evitar incômodos, ela recomenda deixar os ambientes bem arejados, evitar locais muito fechados, evitar o uso de tapetes, carpetes, cortinas (principalmente no quarto) e utilizar capas antialérgicas de colchão e travesseiro.

Já durante o tratamento, lavar o nariz com soro fisiológico é essencial para pacientes alérgicos. Mas atenção: a pneumologista não indica o uso de descongestionante nasal. “Ele não trata a doença, apenas provoca um alívio passageiro. Também pode causar o que chamamos de rebote — quando horas após o uso os sintomas de obstrução nasal voltam com muito mais intensidade”, esclarece.

Para aliviar os sintomas e prevenir as crises, a especialista indica duas medidas: “Realizar o tratamento de prevenção e o acompanhamento médico regular”, finaliza.
Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se, nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital Dia do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.

Divulgue suas canções em Rádios Web de OJR,M

As músicas de Aníbal Werneck fazem parte da programação musical das rádios web de O JORNAL DE RECREIO,Minas e também periodicamente fazem fundo nos programas das rádios. Curta Lua Nua nesta postagem. Se você é também cantor ou compositor, participe de nossa programação . Informe-se pelas páginas CONTATO dos sites oficiais das rádios. Radiante Recreio-3Rw , Recreio Minas-RMWr e Tempos Radiante-T2Rw

Projetos de Eficiência Energética beneficiam hospitais e instituições de ensino

Energisa investe aproximadamente R$ 900 mil em equipamentos mais eficientes

 Contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da área em que atua, a Energisa dá início neste mês de setembro às ações de eficiência energética em quatro cidades de Minas: Cataguases, Leopoldina, São João Nepomuceno e Ubá. A iniciativa também conscientiza para o uso racional da energia elétrica e o combate ao desperdício.

Continue reading

“Há, na nossa imaginação, um retrato de um país que não existe. E, caso este país existisse, talvez não pudesse nos incluir nele. Porque um país como o que imaginamos exigiria de nós mais do que apenas sonhar. E aí reside o problema.
De tempos em tempos, os institutos de pesquisa perguntam sobre como enxergamos os políticos, os empresários, as forças armadas, os correios, etc. E sempre o resultado traduz o quanto somos exigentes com a honestidade ou com a lassidão dos outros…”  CONTINUE EM MELHOR DA IDADE

CIRCO IRMÃOS SANTOS

circo irmaos santos 11 - 20161213_105014 (431x640)Terminou ontem ( 13 .Dez.2016)em Recreio,MG a temporada do Circo Irmãos Santos, que agora encontra-se apresentando em Laranjal, cidade próxima a Recreio. Sua última apresentação foi pra garotada e professores da Escola de Conceição da Boa Vista, num espetáculo patrocinado por amigos do circo. Como nesses últimos dias escolares é baixa a frequência dos alunos, o público poderia ter sido maior, mas quem foi ontem saiu premiado com um matinê que mostrou as diversas atrações com números de malabarismo, equilibrista, cão amestrado , Palhaços e o Táxi Maluco , que ainda com farta distribuição de pipoca e outras guloseimas fizeram a emoção e alegria de todos.
O CIRCO IRMÃOS SANTOS conta com os artistas Marcos Paulo, Hélio Batista, João Batista, Alice , Milena e Marilene.

veja mais foto em RADIANTE RECREIO

TÁXI MALUCO em ANO RADIANTE

EQUILIBRISTA em ANO RADIANTE

Tudo sobre Assessoria de Imprensa

Tudo que você sempre quis saber sobre assessoria de imprensa mas não teve coragem de perguntar

*Vera Lucia Rodrigues

Assessoria de imprensa é um conceito do âmbito da comunicação, sendo uma ferramenta responsável pela relação com a mídia que envolve áreas como publicidade, relações públicas, jornalismo e propaganda. É muitas vezes feita por uma agência ou um departamento de relações públicas.

Aí você começa a pesquisar na internet, que é uma das formas mais rápidas e mais baratas de se fazer uma consulta, e chega a inúmeras definições.” Continue lendo em TEMPOS RADIANTE e saiba tudo sem fazer a pesquisa .